Terremoto atinge o Japão e acende alerta para tsunamis
O Japão começou 2024 em alerta, após uma série de terremotos atingir o país, nesta segunda-feira (1). O tremor de terra mais forte foi de 7,6 graus de magnitude, o que gerou um alerta de tsunami em algumas regiões do país.
De acordo com o Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS), os terremotos ocorreram na península de Noto, na prefeitura de Ishikawa, por volta das 16h10 locais (4h10, no horário de Brasília).
Pouco tempo depois dos tremores, ondas de 1,2 m de altura atingiram o porto de Wajima, em Noto, às 16h21 (04h21 em Brasília).
Incêndio, chão rachado e casas destruídas: veja imagens do terremoto que sacudiu o Japão
“Todos os residentes devem ir imediatamente para terrenos mais elevados. Somos conscientes de que suas casas e pertences são muito queridos para vocês, mas suas vidas são mais importantes do que qualquer outra coisa. Corram para as áreas mais altas possíveis”, alertou o telejornal japonês NHK.
As autoridades de transporte fecharam as autoestradas na área próxima ao epicentro e a Japan Railways anunciou a interrupção dos trens de alta velocidade entre Tóquio e Ishikawa.
Em Ishikawa, bem como nas cidades vizinhas de Toyama e Niigata, cerca de 33,5 mil residências ficaram sem energia elétrica, de acordo com os provedores locais.
Ainda, o governo japonês assegurou que não houveram anomalias nas centrais nucleares.
Do A8/Lagarto