MPF visita comunidade Quilombola Brejão dos negros em Sergipe após ameaças de morte à líder
O Ministério Público Federal (MPF) realizou uma visita à comunidade quilombola Brejão dos Negros, localizada no município de Brejo Grande, em Sergipe, na última segunda-feira (27), em resposta a denúncias de ameaças de morte contra Maria Izaltina Silva Santos, líder do quilombo.
As ameaças se intensificaram após o reconhecimento das terras do Brejão dos Negros pelo Governo Federal em 20 de novembro, de acordo com o MPF. A ação foi conduzida pelos procuradores da República Gisele Bleggi e Márcio Albuquerque, com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Sergipe (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama), da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar.
Durante a visita, membros da comunidade relataram um cenário de violência e degradação ambiental na região. Gisele Bleggi destacou que houve restrições ao acesso de pescadores e povos ribeirinhos aos portos e recursos marinhos, causando uma séria redução na pesca e na renda dessas comunidades.
O Ibama também manifestou preocupação com os problemas socioambientais identificados no território. Segundo o instituto, até 2015, a concentração da carcinicultura (criação de camarões) estava principalmente na região da Grande Aracaju, mas agora se deslocou para a região do Baixo São Francisco, especialmente em Brejo Grande, onde centenas de empreendimentos ilegais foram embargados pelo Ibama.
Da 93Notícias