MPF visita comunidade Quilombola Brejão dos negros em Sergipe após ameaças de morte à líder

MPF visita comunidade Quilombola Brejão dos negros em Sergipe após ameaças de morte à líder

 

O Ministério Público Federal (MPF) realizou uma visita à comunidade quilombola Brejão dos Negros, localizada no município de Brejo Grande, em Sergipe, na última segunda-feira (27), em resposta a denúncias de ameaças de morte contra Maria Izaltina Silva Santos, líder do quilombo.

As ameaças se intensificaram após o reconhecimento das terras do Brejão dos Negros pelo Governo Federal em 20 de novembro, de acordo com o MPF. A ação foi conduzida pelos procuradores da República Gisele Bleggi e Márcio Albuquerque, com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Sergipe (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama), da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar.

Durante a visita, membros da comunidade relataram um cenário de violência e degradação ambiental na região. Gisele Bleggi destacou que houve restrições ao acesso de pescadores e povos ribeirinhos aos portos e recursos marinhos, causando uma séria redução na pesca e na renda dessas comunidades.

O Ibama também manifestou preocupação com os problemas socioambientais identificados no território. Segundo o instituto, até 2015, a concentração da carcinicultura (criação de camarões) estava principalmente na região da Grande Aracaju, mas agora se deslocou para a região do Baixo São Francisco, especialmente em Brejo Grande, onde centenas de empreendimentos ilegais foram embargados pelo Ibama.

 

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *