Comissão aprova projeto que destina parte da arrecadação de loterias para modalidades femininas de esporte

Comissão aprova projeto que destina parte da arrecadação de loterias para modalidades femininas de esporte

 

Deputada Lêda Borges: “Projeto visa aprimorar infraestrutura e aumentar visibilidade das competições”

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que destina a modalidades femininas de esporte uma cota de 30% dos recursos arrecadados com loterias que são repassados para entidades esportivas.

O texto também prevê que 5% dos recursos repassados às entidades da Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes) sejam destinados a programas de capacitação de gestoras de clubes sociais e de fomento à participação feminina em cargos de gestão e liderança no esporte.

O Projeto de Lei 3646/23, da deputada Natália Bonavides (PT-RN), recebeu parecer favorável da relatora, deputada Lêda Borges (PSDB-GO).

“Ao promover o desenvolvimento do esporte feminino e estimular, desde a base, aquelas atletas do sexo feminino que se dedicam e atuam nas várias modalidades esportivas, o projeto visa aprimorar a infraestrutura e aumentar a visibilidade das competições nessa área”, justificou Lêda Borges.

Pela proposta, as entidades que recebam o recurso das lotéricas terão o prazo de um ano, a partir da publicação da lei, para se adaptar às novas regras.

O projeto altera a Lei das Apostas Esportivas.

Tramitação
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Francisco Brandão

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *