Nova Carteira de Identidade Nacional será emitida a partir de dezembro em Sergipe
Nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou que a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está prevista para começar a ser emitida em meados de dezembro, em Sergipe.
A iniciativa tem o objetivo de coibir fraudes, crimes de falsidade ideológica e diversas infrações ocorridas a partir do uso criminoso de carteiras de identidades, já que será retirado o número de Registro Geral (RG) e substituído pela numeração do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Cada cidadão terá um registro geral de correspondente a cada unidade federativa, isto é, 27 carteiras de identidade.
Mesmo com a chegada do novo documento, a carteira de identidade antiga não irá perder a validade assim que a nova for implementada. Os cidadãos que estão com os seus documentos atualizados não precisam se preocupar em realizar a troca até 28 de fevereiro de 2032.
As principais mudanças entre os documentos serão:
1.O número do registro Geral (RG) deixa de existir e será substituído pela numeração do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
2.Não haverá mais distinção entre nome social e nome do registro civil;
3.O campo referente ao sexo deixará de existir.
Novidades:
1. Inclusão de QR Code, que permite a verificação de outras informações documentais e casos de furto ou roubo;
2. Inclusão do código Machine Readable Zone (MRZ) – o mesmo do passaporte, que é uma norma internacional, tornando a CIN um documento de viagem para países em comum acordo.
3. A CIN é digital, mas terá a opção física, com cada estado estabelecendo o valor específico para a emissão.
Do A8/Lagarto