Operação Mata Atlântica em Pé acontece em Sergipe e identifica áreas de desmatamento ambiental
Mais uma edição da Operação Mata Atlântica em Pé começou a acontecer em 17 Estados brasileiros nessa segunda-feira (18), com o objetivo de combater o desmatamento e recuperar áreas degradadas.
A ação acontece com a parceria do Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, do Pelotão Ambiental da Polícia Militar, da Administração Estadual de Meio Ambiente de Sergipe (Adema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Em Sergipe, as equipes visitam áreas específicas identificadas com degradação que foram mapeadas através do Projeto MapBiomas, ferramenta que mostra imagens de satélite em alta resolução do local.
Caso identificado o desgaste ambiental, os responsáveis estão sujeitos a multas e processos judiciais na esfera civil e criminal, além de ter a possibilidade de receber sanções administrativas.
Em 2022, a Operação Nacional identificou no estado desmatamento nos biomas Caatinga e Mata Atlântica, em área equivalente a 186,78 hectares e, durante a ação foram lavrados autos de notificação e de infração que, somados, totalizaram multa no valor de aproximadamente R$ 200.000,00.
Do A8/Lagarto