Campus Socorro será Centro de Recondicionamento de Computadores no estado de Sergipe

Campus Socorro será Centro de Recondicionamento de Computadores no estado de Sergipe

 

Programa do Governo Federal visa atender a Pontos de Inclusão Digital

O Instituto Federal de Sergipe está prestes a assinar convênio com o Ministério da Comunicações para abrigar, no Campus Socorro, um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). Trata-se de um espaço físico adaptado para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos que são doados em plenas condições operacionais a Pontos de Inclusão Digital, tais como telecentros, escolas públicas, bibliotecas públicas, entre outros.

O Programa Computadores para Inclusão é normatizado pela Lei 14.479/2022 de 21 de dezembro de 2022, que institui a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos para implementação de Políticas de Inclusão Digital, por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSC) e de outras esferas de governo.

Mesmo antes da assinatura do convênio, o Campus Socorro já recebeu alguns equipamentos que estão sendo usados em atividades práticas do curso de Manutenção e Suporte de Computadores. “Ainda que o programa não esteja ativo no Campus, pois haverá seleção de estagiários que serão remunerados, estamos usando os equipamentos com nossos alunos em laboratório. Estes computadores terão o mesmo destino que terão quando o CRC for definitivamente implantado aqui”, explicou o professor de Redes de Computadores do Campus e diretor de Inovação e Empreendedorismo do IFS, José Augusto Andrade Filho.

A novidade está sendo festejada por professores e alunos do curso. Além de Augusto Andrade, o professor Lúcio Gama, da disciplina de Manutenção de Computadores também está feliz com a ação, já que o propósito da matéria é justamente o de recondicionar esses equipamentos. “Os computadores são a essência do nosso dia-a-dia, mas como qualquer máquina precisa de manutenção. Com esses computadores podemos mostrar situações reais e preparar nossos estudantes para estejam aptos a fazer as devidas correções quando necessárias, preparando-os melhor para o mundo do trabalho. Existe uma lei que diz que a cada seis meses o computador dobra sua capacidade e para mostrar as novas funcionalidades, precisamos de um parque tecnológico também atualizado. Com isso, o apoio que esse processo está dando ao nosso curso já é de grande valia”, ressaltou.

Essa é também a opinião do estudante Gustavo Santos de Jesus, do 2º ano do curso de Manutenção e Suporte em Informática do campus Socorro. “A chegada desses computadores ajuda muito a gente na prática já que podemos fazer diversos testes”, disse. “É uma experiência bem gratificante porque geralmente nos cursos por aí não têm tanta prática e tantas experiências novas como temos aqui no IFS, principalmente com esses computadores que chegaram”, completou Paulo César dos Anjos Santos júnior, colega de curso de Gustavo.

Destino dos Computadores

A ação de reuso de computadores está baseada no recondicionamento, que consiste na limpeza, manutenção nos computadores, substituição de peças e componentes que apresentam defeitos, acréscimo de componentes para melhoria de desempenho e instalação de softwares livres.

Com a implantação do CRC no Campus Socorro, os computadores recondicionados serão distribuídos aos diversos campi do IFS, a fim de serem repassados à comunidade previamente selecionada por cada unidade. “Não será realizada apenas a doação do computador. Haverá também a realização de capacitação para que a comunidade contemplada possa utilizar as máquinas de forma efetiva”, destacou Augusto Andrade.

Outras Ações

O Acordo de Cooperação Técnica entre o IFS com a Receita Federal do Brasil (RFB), que tem o intuito de possibilitar a descaracterização, reciclagem ou reutilização de mercadorias apreendidas pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Aracaju, antes sujeitas à destruição ou inutilização, já está sendo aplicado em sala de aula. A Dinove encaminhou na última semana algumas TV’s Box para o Campus Socorro, que já começou a demonstrar para os alunos também do Curso de Manutenção e Suporte em Informática, como ressignificá-las, a fim de poderem ser reutilizadas de forma legal.

“O que estamos fazendo aqui no campus Socorro junto com os alunos é transformar TV’s Box em computadores. Vamos apagar o software que existe nelas e converter em computadores que possam ser usados por qualquer pessoa. Socorro é o primeiro campus a realizar essa ação, o instituto tem outros campi que terão ações semelhantes. De acordo com o Acordo de Cooperação Técnica, vamos entregar 250 computadores à comunidade. Além disso vamos realizar capacitação para todos os contemplados, no mesmo molde do programa do Ministério das Comunicações”, ressaltou Augusto Andrade.

Do Instituto Federal de Sergipe

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *