PMSE participa do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições em Belo Horizonte
A Polícia Militar de Sergipe participou do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições, que teve como objetivo a troca de experiências sobre a segurança das Eleições 2022, com a análise das informações registradas no 1° e 2° turno. O evento, realizado em Belo Horizonte (MG) nos dias 2 e 3 de junho, reuniu representantes dos tribunais regionais eleitorais e das forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal.
Na oportunidade, a PMSE foi representada pelo chefe de planejamento do Comando do Policiamento Militar Especializado, tenente-coronel Melo. Os representantes do TRE-SE foram o coordenador de planejamento, estratégia e governança (COPEG), Marcelo Gerard Almeida de Andrade, e o policial judicial Levi Alves Mota.
Entre as ideias apresentadas, questões como parcerias para o transporte e distribuição de urnas eletrônicas, mapeamento de locais e situações de risco e elaboração de orientações padronizadas para a atuação das forças de segurança nos locais de votação. Em Minas Gerais e em São Paulo já existem orientações assim, que servirão como referência para uma definição em âmbito nacional.
Outra ação de Minas que motivou a apresentação de uma proposta no Encontro foi o Gabinete Institucional de Segurança, que reúne o TRE-MG e todas as forças de segurança do estado a cada eleição. O grupo formado por representantes de TREs propôs que seja normatizada a instituição de um Gabinete de Segurança, com composição mínima a ser observada em todos os estados, para atuação na garantia da ordem pública e realização de eleições seguras.
Um ponto citado por três dos cinco grupos foi a necessidade de uniformizar os registros de ocorrências policiais nos dias de votação, adotando uma plataforma única em todo o Brasil e definindo padrões para o lançamento dos dados. Isso poderá permitir a obtenção de um perfil mais preciso das ocorrências, melhor análise e mais agilidade na tomada de decisões.
O enfrentamento à desinformação foi outro assunto bastante abordado pelos grupos. Foram apresentadas sugestões como a intensificação de campanhas educativas e capacitação de servidores, magistrados e forças de segurança; além de maior proximidade com as plataformas de mídia para a difusão de boas informações.
Com informações do TRE-MG.
Última atualização em 5 de junho de 2023 às 04:50:40.
Fonte PMSE