Polícia Militar salva bebê após engasgo em Tomar de Geru
Na manhã do último sábado, 21, policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) salvaram um bebê após engasgo, na região central de Tomar de Geru.
Segundo o relato, os pais do menino chegaram desesperados no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e pediram socorro, pois o filho do casal, de apenas um ano de idade, estava engasgado e desacordado.
Percebendo a gravidade da situação, uma vez que a vítima, além de inconsciente, estava com aspecto arroxeado, o sargento Edson Santos e o soldado Vital prestaram o devido auxílio, por meio da manobra de Heimlich, momento em que as vias aéreas foram desobstruídas e o pequeno Arthur voltou a respirar.
Mesmo diante do novo quadro, os militares conduziram a criança, acompanhada pelos pais, até a unidade hospitalar, e lá permaneceram até o momento em que o médico plantonista confirmou que o menino estava fora de perigo.
Para a mãe, o efeito da ação militar é de incontestável gratidão. Emocionada, disse que ao notar que o filho estava reagindo às tentativas de salvamento, a sensação foi de alívio. Agradeceu a Deus e aos policiais que participaram desse ato de heroísmo. Segundo ela, o soldado e o sargento foram enviados por Deus, e sem os cuidados dos dois, talvez o seu filho não resistisse.
De acordo com o soldado Vital, ele e o sargento Edson estavam no Cisp de Tomar de Geru, quando a mãe da criança procurou os PMs, informando que a criança estava sem respirar, após ingestão simultânea de alimento e medicação.
A informação recebida foi que o menino já estava engasgado há alguns minutos. Orientado pelo sargento, o soldado Vital tomou o bebê em seus braços, momento em que sargento Edson dirigiu-se à viatura para deixá-la pronta, caso o quadro fosse agravado.
Por observar a aparência da vítima, o soldado Vital realizou a citada manobra, ato que indiscutivelmente salvou a vida do pequeno Arthur, pois a partir dela, as vias nasais foram desobstruídas e coloração da pele normalizou
O soldado ressaltou a importância do curso de Atendimento pré-hospitalar (APH), o qual é ofertado pela PMSE em todos os seus níveis de formação, para o positivo resultado dessa ação. O preparo técnico do militar foi essencial para o correto manejo do salvamento através da manobra de Heimlich.
O olhar da Corporação está atento para as mais diversas intercorrências e através de atos como esse, a Polícia Militar reafirma que a nossa missão é salvar vidas.
Última atualização em 26 de maio de 2023 às 09:33:33.
Fonte PMSE