“Saberes Africanos, desafios de estudantes na diáspora” é tema de live promovida pelo NEABI/IFS
A transmissão faz parte do projeto Imaginários Negros promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFS
Nesta quinta-feira (25), a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe é convidada a discutir as experiências e perspectivas de estudantes moçambicanos na educação brasileira. A live será realizada no canal do YouTube do IFS, a partir das 19h.
De acordo com o Alexandre Oliveira, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFS, o tema da conversa deste mês é “Saberes Africanos, desafios de estudantes na diáspora”. Para o docente, estabelecer conexões com as diferentes áfricas constitui “um desafio para a educação brasileira que, por conta dos processos de negação e silenciamento intencional, desconhece a realidade deste continente rico e locus dos nossos antepassados”, explica.
O bate-papo vai contar com a participação de dois estudantes: Francisco Sebastião Sumban, doutorando em Educação matemática na UNESP – Campus Rio Claro, e Aguinaldo Jacinto Queco, mestrando em Ciência Animal na UFPB. Já a mediação será do professor Alexandre.
IMAGINÁRIOS NEGROS
Proposta desenvolvida desde novembro de 2022 pelo NEABI/IFS, com o intuito de promover encontros, presenciais ou virtuais, que desenvolvam temáticas relativas às questões raciais, tendo a esperança, a criatividade como propulsora de ações concretas, visando a superação do preconceito e das desigualdades raciais.
Do Instituto Federal de Sergipe